Língua Portuguesa
1. Compreensão e interpretação de textos. 1
2. Tipologia textual. 24
3. Ortografia oficial. 29
4. Acentuação gráfica. 39
5. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 45
6. Emprego do sinal indicativo de crase. 72
7. Sintaxe da oração e do período. 75
8. Emprego dos sinais de Pontuação. 82
9. Concordância nominal e verbal. 87
10. Regência nominal e verbal. 90
11. Significação das palavras. 93
12. Redação de correspondências oficiais. 98
13. Reescritura de frase. 119
14. Função social da linguagem. 135
15. Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. 138
16. Variação linguística. 138
17. Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. 144
18. Semântica. 153
19. Figuras de linguagem. 153
História e Geografia do Acre
1. História, Historiografia e Realidade Étnica e Social do Acre: A anexação do Acre ao Brasil. O processo de ocupação das terras acreanas, a ocupação indígena, a imigração nordestina e a produção da borracha e a insurreição. Organização social do Acre e expressão literária. A chegada dos “paulistas” nas terras acreanas a partir dos anos 1970 do século passado: êxodo rural, conflitos pela terra e invasões do espaço urbano. Comemorações cívicas 1
2. Política e Economia do Acre: Indicadores Socioeconômicos: Economia, Produto Interno Bruto, Evolução das Ocupações e do Emprego, População. Trabalhos e produção nas diferentes nações indígenas, uso e posse da terra dos indígenas da Amazônia no auge do ciclo da borracha, ocupação e utilização da terra, ocupação e disputa pela terra entre povos indígenas e grupos de interesse socioeconômico e atividades econômicas mais relevantes no estudo da história da Amazônia e do Acre............ 9
3. Geografia do Acre: Amazônia e características gerais: O espaço acreano. Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. O território do Acre, municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios. Relevo, vegetação e suas características, clima, solo, hidrografia, fluxo migratório, extrativismo e Zoneamento Ecológico do Acre. Hidrografia: Bacia Amazônica e principais rios do Acre. Modos de vida no campo e na cidade 15
Legislação
1. Lei Federal nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. 1
2. Lei Federal nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.............. 68
3. Lei Federal nº 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação. 97
4. Resolução CNE/CP nº 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 126
5. Lei Federal nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 128
6. Resolução CNE/CEB nº 04/09 - Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 161
7. Resolução CNE/CEB nº 04/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 164
8. Resolução CEE/AC nº 277/2017 - Altera no que couber a Resolução CEE/AC nº 166/2013 que estabelece normas para a Educação Especial, no tocante ao atendimento de pessoa com deficiência ou altas habilidades nas Escolas de Educação Básica do Estado do Acre. 185
9. Resolução CNE/CP nº 2/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. 201
Conhecimentos Específicos
1. Concepções do pensamento geográfico e sua influência no ensino da Geografia. 2. Sociedade, lugar e paisagem no ensino da Geografia 1
3. Currículo: cultura e territorialidade no ensino da Geografia 4
4. Novas abordagens teórico-metodológicas no ensino da Geografia. 5. Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da Geografia 8
6. Cartografia escolar 11
7. Aspectos avaliativos no ensino da Geografia 16
8. Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 9. O espaço como produto do homem 22
10. Capitalismo. 11. Desenvolvimento e subdesenvolvimento 29
12. Economia do pós-guerra 35
13. O Brasil, a nova ordem mundial e a globalização. 14. O comércio internacional............ 38
15. Blocos econômicos: objetivos, características e países que os compõem. 16. A economia mundial e o comércio internacional 47
17. A economia do Brasil: as características da economia em diferentes períodos da história do país; a economia atual e a agropecuária, o comércio, a indústria e os serviços......... 51
18. As relações de trabalho. 19. As desigualdades sociais e a exploração humana.............. 61
20. A revolução técnico-científica 64
21. Energia, comunicação e transporte 71
22. Geografia da população. 23. A população e as formas de ocupação do espaço........... 77
24. Urbanização e metropolização 89
25. Elementos formadores da paisagem: geologia, solos, relevo, hidrografia, clima, vegetação nos diferentes espaços do mundo e no Brasil 95
26. Os contrastes regionais do Brasil: biomas, domínios morfoclimáticos e ecossistemas 127
27. Geografia e gestão ambiental: o meio ambiente nas relações internacionais - avanços conceituais e institucionais; política e gestão ambiental no Brasil. 28. Impactos ambientais. 29. Recursos naturais e devastação histórica. 30. Política ambiental 143
31. Noções básicas de cartografia e interpretação de produtos cartográficos. 32. Noções básicas de sensoriamento remoto e novas tecnologias geográficas 166
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