Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 1
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 24
3 Domínio da ortografia oficial. 38
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. 54
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 64
Emprego dos sinais de pontuação. 93
Concordância verbal e nominal. 98
Regência verbal e nominal. 102
Emprego do sinal indicativo de crase. 104
Colocação dos pronomes átonos. 107
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 109
Legislação
1 Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214) 1
2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. 8
3 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. 37
4 Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. 104
5 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. 137
6 Estatuto dos funcionários públicos do município do Recife. 151
7 Política de Ensino da Rede Municipal do Recife alinhada à BNCC. 185
8 Referenciais Docentes do Município do Recife, alinhado à Base Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-FC), instituída pela Resolução CNE/CP nº 1/2020. 214
9 Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-FI), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2019. 215
Temas Educacionais e Pedagógicos
1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo. Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula 1
2 Currículo: do proposto à prática 17
3 Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação 36
4 Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano 49
5 Educação integral 84
6 Educação ambiental 91
7 Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor 95
8 Educação/sociedade e prática escolar 106
9 Tendências pedagógicas na prática escolar 136
10 Didática e prática histórico-cultural. 11 A didática na formação do professor. 12 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos 148
13 Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem 158
14 Relação professor/estudante. 15 Compromisso social e ético do professor. 16 Componentes do processo de ensino. Objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios 186
17 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento 193
18 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas 200
19 O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar. A Função histórico-cultural da escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 20 Projeto político-pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos norteadores 210
21 Políticas Públicas para a Educação Básica 223
22 Gestão Democrática 224
Uso de Tecnologia na Educação e Informática Básica
Segurança da informação (Noções de vírus e pragas virtuais, Procedimentos de backup). 1
Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha). 12
Sistema operacional e ambiente Windows (edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows). 27
Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 83
Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 88
Conhecimentos Específicos
1 Números. Propriedades e operações fundamentais com números inteiros, racionais, irracionais e reais. 1
2 Construção do conceito de número: conservação de grandezas, classificação (classe e inclusão de classes), construção de sequências. 6
3 Sistema de numeração decimal: escrita numérica e operações com números naturais, inteiros e racionais decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 9
4 Problemas envolvendo procedimentos e significados das operações com números naturais, números inteiros relativos e números racionais. 10
5 Divisibilidade: regras de divisibilidade, fatoração e resolução de problemas. 5.1 Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC): processos e resoluções de problemas. 10
6 Grandezas e Medidas: noções e unidades de medidas de Perímetro, Área e Volume. Conversões de unidades de medidas mais usuais e resolução de problemas envolvendo as grandezas Comprimento, Massa, Tempo, Área, Volume, Capacidade e Sistema Monetário Brasileiro. 13
7 Funções. Igualdade de funções. Determinação do domínio de uma função. Funções crescentes, decrescentes; os zeros e o sinal de uma função. Funções do 1º grau, funções do 2º grau. 18
8 Equações e inequações; Sistemas de equações de 1º grau. 21
9 Geometria. Geometria plana: transformações geométricas: reflexão, translação e rotação; semelhança de figuras planas; ângulos formados por retas paralelas e transversais; elementos e propriedades das figuras planas: triângulos, quadriláteros, polígonos regulares e circunferências. Geometria espacial: elementos e características dos prismas e pirâmides. 24
10 Relações métricas no triângulo retângulo, teorema de Pitágoras. Trigonometria do triângulo retângulo, estudo do seno, cosseno e tangente. 31
11 Sequências numéricas e figurais. Lei de formação de sequências numéricas. 33
12 Noções de estatística. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão, distribuição de frequência. Gráficos. Tabelas. 35
13 Matemática financeira. Razão e proporção direta e inversa. Porcentagem, juros e taxas de juros, juro simples e juro composto, descontos simples. 40
14 Cálculo e resolução de problemas de Probabilidade. 43
15 Tendências do Ensino da Matemática. Sequências didáticas e resolução de situações-problema como estratégia metodológica de ensino. Letramento Matemático. Contextualização no ensino de matemática. História da Matemática. Educação Matemática Crítica. Uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação. Modelagem Matemática. Etnomatemática. 44
16 Avaliação e educação matemática. Formas e instrumentos de avaliação. 49
Total de páginas: 754