Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 1
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 24
3 Domínio da ortografia oficial. 38
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. 54
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 64
Emprego dos sinais de pontuação. 93
Concordância verbal e nominal. 98
Regência verbal e nominal. 102
Emprego do sinal indicativo de crase. 104
Colocação dos pronomes átonos. 107
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 109
Legislação
1 Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214) 1
2 Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações. 8
3 Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações. 37
4 Lei Brasileira de Inclusão Lei Federal nº13.146/2015 e suas alterações. 104
5 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010. 137
6 Estatuto dos funcionários públicos do município do Recife. 151
7 Política de Ensino da Rede Municipal do Recife alinhada à BNCC. 185
8 Referenciais Docentes do Município do Recife, alinhado à Base Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-FC), instituída pela Resolução CNE/CP nº 1/2020. 214
9 Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-FI), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2019. 215
Temas Educacionais e Pedagógicos
1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo. Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula 1
2 Currículo: do proposto à prática 17
3 Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação 36
4 Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. A aprendizagem da leitura como um direito humano 49
5 Educação integral 84
6 Educação ambiental 91
7 Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor 95
8 Educação/sociedade e prática escolar 106
9 Tendências pedagógicas na prática escolar 136
10 Didática e prática histórico-cultural. 11 A didática na formação do professor. 12 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Práticas de letramento e multiletramentos 148
13 Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem 158
14 Relação professor/estudante. 15 Compromisso social e ético do professor. 16 Componentes do processo de ensino. Objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios 186
17 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento 193
18 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas 200
19 O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar. A Função histórico-cultural da escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 20 Projeto político-pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos norteadores 210
21 Políticas Públicas para a Educação Básica 223
22 Gestão Democrática 224
Uso de Tecnologia na Educação e Informática Básica
Segurança da informação (Noções de vírus e pragas virtuais, Procedimentos de backup). 1
Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha). 12
Sistema operacional e ambiente Windows (edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows). 27
Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 83
Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 88
Conhecimentos Específicos
1 Leitura e compreensão de textos em Língua Inglesa de diversos gêneros textuais. 1
2 Tendências pedagógicas do ensino de Língua Inglesa: abordagem da linguagem sob novos enfoques. 4
3 Uso e domínio das estratégias de leitura: skimming, scanning, prediction. Compreensão geral do texto. Reconhecimento de informações específicas. Inferência e predição. Palavras cognatas e falsos cognatos, entre outros. 6
4 Estudo do léxico. 5 Aspectos linguísticos e gramaticais. Classes de palavras. Análise sintática. Colocações. 6
6 Relação entre língua, cultura e sociedade. 26
7 O tratamento da produção escrita como processo (planejamento/produção/ revisão/correção e reescrita). Comportamento leitor. Comportamento escritor. 27
8 A avaliação no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa na educação básica. 30
9 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Área de Linguagens (Língua Inglesa). 31
Total de páginas:759