Língua Portugesa
1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias.1.5 Efeitos de sentido. 1
1.6 Figuras de linguagem. 24
1.7 Recursos de argumentação. 1.8 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 28
1.9 Coesão e coerência textuais. 28
2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 37
2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 46
2.3 Estrutura e formação de palavras. 53
3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 58
3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 58
3.4 Flexões e emprego de classes gramaticais. 3.5 Vozes verbais e sua conversão............ 75
3.6 Concordância nominal e verbal. 98
3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase).............. 102
3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 107
3.9 Pontuação. 117
Legislação
1. BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas respectivas emendas (Art. 1º ao 9º; 37 a 41; 205 a 214). 1
2. BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (e alterações posteriores). Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 39
3. BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 (e alterações posteriores). Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 80
4. BRASIL. Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992 (e alterações posteriores). Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. 86
5. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 104
6. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 113
7. BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 143
8. Lei no 8.069, de 13/7/1990: Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências; 152
9. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense 2019-23 218
10.Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, disponível no site do IFC 382
11.Lei de Acesso à Informação 434
12.Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais 447
Conhecimentos Específicos
Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e suas alterações. 1
Noções sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência (Lei nº. 10.048/00, Lei nº 10.098/00, Decreto nº 5.296/04). 1
Lei nº 13.146/15 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 28
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/90) atualizado. 61
Estatuto da Juventude (Lei no. 12.852/13) atualizado. 61
Noções de políticas públicas (adolescência e juventude). 72
Adolescência e juventude: conceitos, aspectos físicos e psicossociais. Etapas da adolescência (inicial, média, tardia ou final, estendida. 85
Contexto social e escola: diversidade cultural, gênero, preconceito, uso de drogas (prevenção ao uso de drogas ilícitas), violência e mídia nas relações escolares. Bullying, indisciplina e violência na escola. 89
A organização dos tempos e espaços na escola. 116
Disciplina Escolar. 120
Pessoas com deficiência: Conceitos, características, especificidades. Acessibilidades. 124
Noções de Primeiros Socorros no ambiente escolar. 134
Noções de relações humanas: relações interpessoais e atendimento ao público; 140
Equipe multiprofissional. 148
Ética e postura profissional. 150
Comunicação. 158
Trabalho em equipe. 162
Trabalho interdisciplinar e multidisciplinar. 167
Mediação de conflitos e comunicação não-violenta. 168
Total de páginas: 777