Língua Portugesa
1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias.1.5 Efeitos de sentido. 1
1.6 Figuras de linguagem. 24
1.7 Recursos de argumentação. 1.8 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 28
1.9 Coesão e coerência textuais. 28
2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 37
2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 46
2.3 Estrutura e formação de palavras. 53
3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 58
3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 58
3.4 Flexões e emprego de classes gramaticais. 3.5 Vozes verbais e sua conversão............ 75
3.6 Concordância nominal e verbal. 98
3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase).............. 102
3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 107
3.9 Pontuação. 117
Legislação
1. BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas respectivas emendas (Art. 1º ao 9º; 37 a 41; 205 a 214). 1
2. BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (e alterações posteriores). Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 39
3. BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 (e alterações posteriores). Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 80
4. BRASIL. Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992 (e alterações posteriores). Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. 86
5. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 104
6. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e alterações. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 113
7. BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 143
8. Lei no 8.069, de 13/7/1990: Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências; 152
9. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense 2019-23 218
10.Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, disponível no site do IFC 382
11.Lei de Acesso à Informação 434
12.Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais 447
Conhecimentos Específicos
Fundamentos Epistemológicos para o trabalho pedagógico 1
Organização e fundamentos da educação brasileira 31
Organização e mediação dos processos pedagógicos 42
Relações interpessoais e suas implicações no trabalho pedagógico 56
Políticas Educacionais 57
Gestão dos processos educativos: planejamento, avaliação institucional e de aprendizagens 74
Concepções de desenvolvimento e aprendizagem 103
Educação inclusiva. Educação Étnico-racial 132
Teorias sobre currículo 142
Constituição Federal: trechos relacionados com a educação e o ensino 162
Mediação de conflitos no contexto escolar 168
Inclusão e diversidade 174
Políticas de acesso, permanência e êxito 174
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 183
Parâmetros Curriculares Nacionais 201
Princípios e fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e do Ensino Técnico 218
Planos Nacionais de Educação 246
Diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) 275
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990) e suas alterações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e suas alterações. 295
Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004 e suas alterações. 295
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica 297
Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos . 316
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Superior 317
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