Língua Portuguesa
1- Leitura, compreensão e interpretação de texto(s) original(is) ou adaptado(s), de natureza diversa: descritivo, narrativo e dissertativo, e de diferentes gêneros, como por exemplo: poema, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto ficcional, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, tirinha, cartun, propaganda, ensaio e outros. 1
1.1. Identificar a ideia central de um texto; 1.2. Identificar informações no texto; 1.3. Estabelecer relações entre ideia principal e ideias secundárias; 1.4. Relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; 1.5. Relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; 1.6. Analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; 1.7. Depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; 1.8. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); 1.9. Relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; 1.10. Relacionar informações constantes de texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. 2- Conhecimentos linguísticos gerais e específicos relativos à leitura e interpretação de texto, recursos sintáticos e semânticos, do efeito de sentido de palavras, expressões e ilustrações. 18
3- Interpretação de recursos coesivos na construção do texto. 59
4- Conteúdos gramaticais e conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua: 4.1. FONÉTICA: acento tônico, sílaba, sílaba tônica, ortoépia e prosódia; 4.2. ORTOGRAFIA: divisão silábica, acentuação gráfica, correção ortográfica; 68
4.3. MORFOLOGIA: estrutura dos vocábulos; elementos mórficos; processos de formação de palavras; derivação, composição e outros processos; 93
Classes de palavras; classificação, flexões nominais e verbais, emprego; 99
4.4. SINTAXE: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; 121
Concordância verbal e nominal; 128
Regência nominal e verbal; 132
Crase 134
Colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise. 137
4.5. SEM NTICA: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. 139
4.6. PONTUAÇÃO: emprego dos sinais de pontuação. 144
Legislação e Ética no Serviço Público
Lei Estadual n. º 5.810/1994 e alterações (Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.). 1
Lei Complementar Estadual nº. 052, de 30 de janeiro de 2006 e suas alterações. 38
Lei Federal n. 13.853/2019 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 59
Lei Federal n. 8.429/1992 e suas alterações. 67
Decreto Federal n. 11.129/2022. 85
Lei Federal n. 12.846/2013 e suas alterações. 103
Lei Federal n. 7.716, de 05 de janeiro de 1989, e suas alterações. 111
Lei Estadual n. 9.341, de 11 de novembro de 2021, e suas alterações. 114
Ética e moral 127
Ética, princípios, valores e a lei 128
Ética e democracia: exercício da cidadania 130
Conduta ética. Ética profissional 131
Ética e responsabilidade social 135
Ética e função pública. Ética no setor público 136
Noções de Informática
Sistema operacional e ambiente, Windows 8, Windows 10. 1
Edição de textos, planilhas e apresentações utilizando LibreOffice (Calc, Write e Impress), no ambiente Windows. 17
Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 43
Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet. 48
Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 49
Conceitos Básico de Computação em Nuvem (Cloud Computing): Definição e tipos de nuvens (privada, pública e híbrida). 52
Conhecimentos Específicos
- Projeto pedagógico, planejamento e planos 1
- Avaliação Escolar 4
- Interação escola família comunidade 15
- Importância dos recursos tecnológicos na escola 18
- Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno 31
- Interdisciplinaridade e transversalidade 61
- Direitos humanos 67
- As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) 78
- Gestão do Processo de Ensino e Aprendizagem. A ensino centrado em conhecimentos contextualizados e ancorados na ação 107
- O uso de metodologias voltadas para práticas inovadoras. O processo de avaliação do desempenho escolar como instrumento de acompanhamento do trabalho do professor e dos avanços da aprendizagem do aluno. O reforço e a recuperação: parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem para atendimento à diversidade de características, de necessidades e de ritmos dos alunos 121
- Os ambientes e materiais pedagógicos, os equipamentos e os recursos tecnológicos a serviço da aprendizagem 137
- Educação e Sociedade: a sociedade e as outras ciências; estado e sociedade; a relação homem, escola e sociedade; educação como redenção da sociedade. Função Social da Escola 148
- O Conhecimento: concepções e tipos; as formas de apropriação da realidade; os métodos; o conhecimento da escola. O construtivismo e Socio interacionismo 157
- Psicologia e Educação: psicologia como ciência; psicologia do desenvolvimento - fases de desenvolvimentos; infância e adolescência; a hereditariedade e o meio, motivação. Psicologia da aprendizagem; avaliação aluno x aprendizagem x professor; problemas de aprendizagem 185
- Avaliação do processo de ensino e de natureza humana, cidadania e liberdade, dignidade e respeito à vida escolar como instrumento de formação do cidadão 195
- Pluralidade Cultural e Diversidade cultural. Respeito aos povos. Meio Ambiente: combate ao desmatamento, crimes ambientais, agressão aos rios e mares. Orientação Sexual na infância. Trabalho e Consumo: a exploração do trabalho Infanto-Juvenil. aprendizagem 196
- Relações interativas em sala de aula. Competências e habilidades. Pilares da educação para o século XXI. Ética e Cidadania 221
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