Língua Portuguesa e Redação Oficial
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 1
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 22
3 Domínio da ortografia oficial. 34
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 49
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 57
5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 83
5.5 Concordância verbal e nominal. 88
5.6 Regência verbal e nominal. 91
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 93
5.8 Colocação dos pronomes átonos. 96
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 98
7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Comunicação oficial. 7.2 Redação Oficial. 7.3 Elementos que compõem a estrutura dos documentos. 7.4 Uso do correio eletrônico (e-mail) corporativo. 7.5 Tipos de documentos. 7.6 Ato Normativo 120
Legislação aplicada ao CFM
1 Lei nº 3.268/1957. 2 Lei nº 11.000/2004. 1
3 Lei nº 14.724/2023. 6
4 Lei nº 11.839/2023. 14
5 Decreto nº 44.045/1958. 6 Decreto nº 10.911/2021. 16
7 Resolução CFM nº 2.306/2022 (Código de Processo Ético-Profissional). 24
8 Resolução CFM nº 1.931/2009 (Código de Ética Médica). 44
9 Resolução CFM nº 1.998/2012 (Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina). 10 Resolução CFM nº 2.289/2021. 11 Resolução CFM nº 2.304/2022. 12 Resolução CFM nº 2.307/2022. 56
Legislação Especial
1 Lei nº 3.268/1957. 1
2 Decreto nº 44.045/1958. 6
3 Resolução CFM nº 1.998/2012 (Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina)................. 13
4 Resolução CFM nº 2.217/2018 (Código de Ética Médica). 22
5 Resolução CFM nº 2.289/2021. 33
6 Decreto nº 10.911/2021. 33
7 Resolução CFM nº 2.306/2022 (Código de Processo Ético-Profissional). 33
Conhecimentos Específicos
1 Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade 1
2 Trabalho em equipe. 2.1 Personalidade e relacionamento. 2.2 Eficácia no comportamento interpessoal. 2.3 Fatores positivos do relacionamento. 2.4 Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. 6
3 Conhecimentos básicos de administração. 11
3.1 Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização 18
3.2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação................ 32
3.3 Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho 35
4 Administração Financeira e Orçamentária 59
4.1 Orçamento público 66
4.2 Licitações: modalidades, dispensa e inexigibilidade. Lei no 14.133/2021. 75
Decreto no 11.430/2023. 155
4.3 Pregão presencial e eletrônico. 157
5 Patrimônio. 5.1 Conceito. 5.2 Componentes. 5.3 Variações e configurações 157
6 Hierarquia e autoridade 159
7 Competências gerenciais 163
8 Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade 166
9 Processo decisório. 170
10 Planejamento administrativo e operacional 173
11 Divisão do trabalho. 177
12 Controle e avaliação 179
13 Ética e responsabilidade social e cidadania 182
14 Gestão da qualidade 189
15 Técnicas de arquivamento. 15.1 Classificação, organização, arquivos correntes e protocolo 194
15.2 Técnicas e métodos de arquivamento 203
15.3 Modelos de arquivos e tipos de pastas 206
15.4 Arquivamento de registros informatizados 209
16 Noções de cidadania 211
17 Agentes auxiliares do comércio: operações bancárias e cartórios 211
18 Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório 222
19 Uso de tecnologias emambientes corporativos. 19.1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados ao uso de informática no ambiente de escritório. 226
19.2 Aplicativos e uso de ferramentas na internet e(ou) intranet. 236
19.3 Softwares aplicativos do pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook e Access) e suas funcionalidades. 241
19.4 Navegadores web (Google Chrome e Internet Explorer). 284
19.5 Computação nas nuvens: acesso a distância e transferência de informação. 291
19.6 Aplicações e aplicativos em dispositivos móveis. 19.7 Redes sociais. 296
20 Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Manual do Usuário (html) (disponível em: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/manuais/manual-do-usuario/sumario): 1 Visão Geral. 1.1 O que é o SEI? 1.2 Gestão por Processo e por Desempenho. 1.3 Boas Práticas de Utilização do Sistema. 1.4 Vídeos Tutoriais. 2 Iniciando Operações no SEI. 2.1 Acesso ao Sistema. 2.2 Barra de Ferramentas. 2.3 Menu Principal. 2.4 Tela “Controle de Processos”. 2.5 Tela do Processo. 2.6 Base de Conhecimento. 2.7 Tela do Documento. 2.8 Restrição de Acesso. 3 Operações Básicas com Processos. 3.1 Árvore de Documentos do Processo. 3.2 Iniciar Processo. 3.3 Tipos de Processo. 3.4 Processos com Restrição de Acesso. 3.5 Concluir Processos. 3.6 Reabrir Processos. 3.7 Excluir Processos. 3.8 Gerar PDF do Processo. 3.9 Gerar Zip do processo. 4 Trabalho Colaborativo. 4.1 Receber Processos na Unidade. 4.2 Atribuir Processos a um Usuário. 4.3 Enviar Processos para outra Unidade. 4.4 Grupos de Envio. 4.5 Controle de Prazos. 4.6 Inserir Anotações. 4.7 Ciência. 5 Relações entre Informações. 5.1 Sobrestar Processo. 5.2 Relacionar Processos. 5.3 Anexar Processos. 6 Recuperando Informações. 6.1 Verificar o Histórico de Modificações. 6.2 Acrescentar Informações ao Histórico. 6.3 Acompanhamento Especial. 6.4 Blocos Internos. 6.5 Métodos de Pesquisa. 6.6 Medições de Desempenho. 7 Operações Básicas com Documentos. 7.1 Incluir Documentos. 7.2 Documentos Gerados no Sistema. 7.3 Editar Documentos. 7.3.1 Incluir Imagens. 7.3.2 Referenciar Documentos ou Processos. 7.4 Versões. 7.5 Textos Padrão. 7.6 Modelos de Documentos. 7.7 Publicar Documentos. 7.8 Documentos Externos. 7.8.1 Orientações para digitalização. 7.9 Excluir Documentos. 7.10 Cancelar Documento. 8 Assinaturas. 8.1 Restrição à Visualização de Minutas. 8.2 Bloco de Reunião. 8.3 Assinatura de Documento Interno. 8.4 Assinatura de Documento Externo. 8.5 Credenciais de Assinatura. 8.6 Assinaturas por Usuários de outras Unidades. 8.7 Assinar Documentos em Bloco de Assinatura. 9 Copiando e Movendo Informações. 9.1 Duplicar Processo. 9.2 Mover Documentos Externos. 9.3 Alterar a Ordem dos Documentos. 10 Usuários Externos. 10.1 Interface com Usuários Externos. 10.2 Enviar Emails. 10.3 Grupos de E-mail. 10.4 Acesso Externo. 10.5 Assinatura por Usuário Externo. 11 Arquivamento. 11.1 Arquivamento e Contagem de Temporalidade. 11.2 Solicitar Desarquivamento. 300
Total de páginas: 703