Língua Portuguesa
1 - Compreensão de textos. 1
2 - Ortografia oficial. 20
3 - Classe e emprego de palavras. 32
4 - Emprego do acento indicativo de crase. 55
5 - Sintaxe da oração e do período. 58
6 - Emprego dos sinais de pontuação. 64
7 - Concordância verbal e nominal. 69
8 - Regência verbal e nominal. 72
9 - Colocação dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). 74
Língua Inglesa
1 - Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos. 1
Matemática
1 - Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 1
2 - Sistema legal de medidas. 8
3 - Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 11
4 - Lógica proposicional. 15
5 - Noções de conjuntos. 20
6 - Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas. 22
7 - Matrizes. 27
8 - Determinantes. 29
9 - Sistemas lineares. 31
10 - Sequências.. 33
11 - Progressões aritméticas e progressões geométricas. 35
Atualidades do Mercado Financeiro
1 - Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios 1
2 - Internet banking 5
3 - Mobile banking 7
4 - Open banking 9
5 - Novos modelos de negócios. 6 - Fintechs, startups e big techs 11
7 - Sistema de bancos-sombra (Shadow banking) 17
8- Funções da moeda 19
9 - O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas 20
10 - Marketplace 26
11 - Correspondentes bancários 28
12 - Arranjos de pagamentos 29
13 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX) 34
14 - Segmentação e interações digitais. 15 - Transformação digital no Sistema Financeiro 36
Matemática Financeira
1 - Conceitos gerais - O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 1
2 – Juros simples - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 5
3 - Juros compostos - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 6
4 - Sistemas de amortização - Sistema Price; Sistema SAC. 7
Conhecimentos Bancários
1 - Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras 1
2 - Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 2
3 - Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e nãoconvencionais (Quantitative Easing); 6
Taxa SELIC e operações compromissadas; 9
O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil 12
4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública 14
5 - Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 18
6 - Noções de Mercado de capitais 31
7 - Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8 - Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 - Taxas de câmbio nominais e reais; 10 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 - Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio 40
12- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário 50
13 - Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito 51
14 - Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.... 54
15 - Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias 54
17- Autorregulação bancária e Normativos SARB. 94
18 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 209
19 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 214
20 - Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129, de 11/07/2022. 239
21 - Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26/02/2021. 264
Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 272
22 - Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas 291
16 - Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; 57
Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações. 67
23 - Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 295
24 - ASG (Ambiental, Social e Governança): Economia Sustentável; Financiamentos; Mercado PJ 298
Conhecimentos de Informática
1 - Noções de sistemas operacionais - Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) 1
2 - Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office - Word, Excel e PowerPoint - versão O365). 16
3 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. 40
4 - Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 47
5 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 52
6 - Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 56
7 - Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 61
8 - Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 70
9 - Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 75
10 - Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 78
11 - Fundamentos sobre análise de dados. 81
12 - Conceitos de educação a distância. 88
13 - Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 92
14 - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype). 94
Vendas e Negociação
1 - Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 1
2 - Segmentação de mercado 14
3 - Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 16
4 - Gestão da experiência do cliente 19
5 - Aprendizagem e sustentabilidade organizacional 20
6 - Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade 24
7 - Gestão da qualidade em serviços 26
8 - Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas 30
9 - Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing 36
10 - Ética e conduta profissional em vendas 41
11 - Padrões de qualidade no atendimento aos clientes 45
12 - Utilização de canais remotos para vendas 51
13 - Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 52
14 - Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021. 53
15 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 58
16 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Greice 64
17 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada) 96
Redação
A Redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. 1
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