Língua Portuguesa
As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade do candidato, quanto: - à apreensão do significado global dos textos; - ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; - ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; - à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; - à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); - à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; - à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; - ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; - ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 1
- À identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 46
- À identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 61
- Ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, 70
Regência, 74
Ortografia, 79
Pontuação etc. 96
- Ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;.......... 101
- À identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro. 143
Legislação
1. Lei n.º 8.112, de 11/12/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das Autarquias e dá outras providências. 1
2. Lei n.º 9.784, de 29/01/99, que regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. 43
3. Constituição Federal: Título I – Dos Princípios Fundamentais; 59
Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; 64
Título III – Da Organização do Estado (Capítulo VII – Da Administração Pública);.................... 88
Título VIII – Da Ordem Social, Capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto) e Capítulo IV – Da Ciência, Tecnologia e Inovação). 106
4. Código Civil: Título I – Das pessoas naturais. 117
Título II – Das pessoas jurídicas. 123
Título IX – Da responsabilidade Civil. 130
5. Código Penal: Título XI – Dos Crimes contra a Administração Pública. 136
Conhecimentos Específicos
1. Relação Ensino-Pesquisa-Extensão 1
2. Pesquisa em Educação 4
3. Projeto Político Pedagógico 8
4. Currículo 12
5. Função Social do Pedagogo 32
6. Organização e Gestão da Educação 41
7. Processo de ensino-aprendizagem: relação professor/aluno no processo pedagógico; bases psicológicas da aprendizagem; educação de adultos; planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; novas tecnologias aplicadas à educação e plataformas de aprendizagem virtuais, avaliação educacional 57
8. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 95
9. Fragmentação do conhecimento e interdisciplinaridade, na era da globalização.................... 96
10. Políticas públicas Inclusivas de Educação 102
11. Didática e Uso das tecnologias da informação (TIC) no processo pedagógico................... 113
12. BRASIL. Lei Federal nº 13.005/2014 - PNE - Plano Nacional de Educação. 134
13. BRASIL. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 162
14. Lei N ° 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) 193
15. Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017 198
16. Portaria normativa n° 23, de 21 de dezembro de 2017 223
17. Portaria N ° 1, de 5 de janeiro de 2009, que aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para fins de reconhecimento dos cursos superiores de Tecnologia. 248
18. Portaria Normativa N ° 12, de 5 de setembro de 2008, que trata do IGC. 249
19. Portaria 1.081, de 29 de agosto de 2008, que aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para fins de renovação de reconhecimento dos cursos de Graduação. 250
20. Decreto Lei n. 5.154/04 e alterações posteriores. 252
21. Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e alterações posteriores. 254
22. Lei n. 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e alterações posteriores. 255
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