Língua Portuguesa
Interpretação de textos, com domínio de relações discursivas, semânticas e morfossintáticas. 1
Tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo e injuntivo. 39
Gêneros discursivos. 44
Coesão e coerência textual. Valor dos conectivos. Usos dos pronomes. 60
Semântica: sinonímia, polissemia, homonímia, hiperonímia, hiponímia. 70
Figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, metonímia, personificação e outros. 80
Estrutura e formação de palavras: composição, derivação e outros processos. 84
Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais. Classes de palavras.............. 90
Regência nominal e verbal. 116
Concordância nominal e verbal. 121
Estruturação de períodos: coordenação, subordinação e correlação. 125
Pontuação. 133
Variação linguística. 138
Ortografia vigente. 145
Fundamentos da Educação
1. Dimensões Legais da Educação Brasileira. Constituição Federal (Direitos Fundamentais e o Capítulo III, Seção I, da Educação). 1
Lei n° 9.394/1996 e suas alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional................... 30
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. 61
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 128
Resolução CNE/CEB nº 04/2010: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 142
Parecer nº 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 160
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 179
2. Dimensões do Fenômeno Educativo. Pensamento Pedagógico Moderno. Educação e Sociedade no Brasil. 189
Correntes e Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. 200
As Bases Sociológicas da Educação. A Educação como Processo Social. 213
A Relação Escola/Família/Comunidade. 222
Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem: Diferentes Abordagens...................... 225
A Relação Pensamento/Linguagem e a Formação de Conceitos. 253
O Sujeito da Educação: Infância, Adolescência e Vida Adulta. 262
A Formação do Pedagogo e a Pedagogia. 283
Concepções de Aprendizagem/ Aluno/ Ensino/ Professor. 287
3. Dimensões do Cotidiano Escolar. O Planejamento Curricular e o Projeto Político-Pedagógico. Os Objetivos Educacionais e os Conteúdos de Aprendizagem. 292
Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva. 312
Avaliação: Função, Objetivos e Modalidades. 322
Os Direitos da Criança e do Adolescente. Cidadania e Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. 333
O Papel e a Formação do Professor. 343
Conhecimentos Específicos
Conteúdo Programático-Estudos da Infância. Bebês, Crianças e a Espacialidade das Instituições Escolares. Aproximações entre Infância, Linguagem e Cultura 1
2- Alfabetização e Letramento: Interações Discursivas na Alfabetização. Sistema Alfabético, Processos de Aprendizagem da Escrita, Variação Linguística e Gêneros do Discurso. Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores. Práticas de Leitura e Escrita com Bebês e Crianças. Livros Infantis: Acervos e Mediações 30
3- Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática. O Lúdico, Os Jogos e o Ensino da Matemática 74
4- Formação da Sociedade Brasileira. Diferentes Manifestações Culturais. O Ensino de Ciências Naturais e Ciências Humanas 103
5- Avaliação da Aprendizagem. A Avaliação como Processo Contínuo, Investigativo e Inclusivo 121
6- Lei n° 9.394/1996 e suas Alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 132
As Diretrizes Curriculares Nacionais e suas Implicações na Prática Pedagógica 132
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