Língua Portuguesa
1. Compreensão e interpretação de texto. 1
2. Tipologia e gêneros textuais. 24
3. Figuras de linguagem. 40
4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia................ 43
6. Ortografia. 48
7. Acentuação gráfica. 60
8. Uso da crase. 66
9. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos................. 68
10. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 11. Locuções verbais (perífrases verbais). 69
12. Funções do “que” e do “se”. 89
13. Formação de palavras. 91
14. Elementos de comunicação. 96
15. Sintaxe: relações sintático semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação)................... 99
16. Concordância verbal e nominal. 105
17. Regência verbal e nominal. 108
18. Colocação pronominal. 110
19. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 112
20. Elementos de coesão. 117
21. Função textual dos vocábulos. 126
22. Variação linguística. 130
Matemática/ Raciocínio Lógico
1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). 1
2. Proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. 9
3. Resolução de situações problema; razão/proporção/regra de três, porcentagem, cálculo de médias, equações do 1º grau, equações do 2º grau, sistemas de equações do 1º grau. 15
História e Geografia do Município de São Luís
1. Geografia e história do Município de São Luís 1
2. Relevo; Clima; Vegetação; Hidrografia; Demografia; Localização; Divisão geográfica; Economia e Cultura; História e atualidades da Capital Maranhense 5
Noções de Informática
1. Conceitos e fundamentos básicos. 1
2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 7
3. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) . 10
4. Periféricos de computadores. 10
5. Ambientes operacionais: utilização básica dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows 10. 10
6. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) - versões 2010, 2013 e 2016. 30
7. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress) - versões 5 e 6. 55
8. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet, busca e pesquisa na Web. 79
9. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. 88
10. Conceitos básicos de segurança na Internet e vírus de computadores. 94
Conhecimentos Específicos
1. Introdução à educação Infantil. 1
2. Educação como direito na primeira infância. 8
3. Rotina na educação Infantil. 18
4. Processos de ensino-aprendizagem. 22
5. Currículo na Educação Infantil. 32
6. Teorias do desenvolvimento Infantil. 7. Desenvolvimento Infantil para Piaget. 8. Desenvolvimento Infantil para Vygotsky e Wallon. 58
9. Proposta pedagógica e diversidades. 64
10. Componentes curriculares da educação infantil: o brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro. 66
11. Avaliação. 129
12. O trabalho com projetos na Educação Infantil. 138
13. Eixos do trabalho pedagógico: o cuidar e o educar. 148
14. O educar e o cuidar na educação básica. 154
15. Interdisciplinaridade. 167
16. Transversalidade. 167
17. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. 173
18. Didática e Metodologia do Ensino. 173
19. Concepção de Criança. 185
20. Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. 188
21. Princípios ético, político e estético na/da Educação Infantil. 193
22. Os Campos de Experiência e o Currículo na Educação Infantil. 193
23. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 194
24. Articulação dos conceitos: infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem. 195
25. Organização do Espaços Tempos, Planejamento, Proposta Curricular. 195
26. Ação Pedagógica com os Bebês. 197
27. Apropriação da Linguagem Oral e Escrita. 197
28. Documentação Pedagógica. 205
29. Abordagens Participativas e Protagonismo. 208
30. Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014 e o documento que subsidia as Metas: 4 e 5. 219
31. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96 e suas atualizações: princípios, fins e organização da Educação Nacional. 226
32. Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146/2015. 233
33. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/1990 e suas atualizações. 263
34. Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 324
35. Lei Orgânica do Município de São Luís do Maranhão - Capítulo III - Da Educação, Da Cultura e Do Desporto. 327
36. Resolução CNE/CEB n.º 04/10. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 333
37. Resolução CNE/CEB Nº 02/01. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 351
38. Didática e Metodologia do Ensino. 356
39. Lei n°10.639/03 - História e Cultura Afro Brasileira e Africana. 368
40. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. 369
41. Resolução CNE/CP n.°1, de 17 de junho de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 390
+ BÔNUS:
- Guia de Estudos
- Questões Guiadas
Total de páginas: 693