Língua Portuguesa
1. Leitura e análise de textos, incluindo: 1.1. Significado contextual de palavras e expressões; 1.2. Reconhecimento do tema ou da ideia global do texto; 1.3. Apreensão da ideia principal e das ideias secundárias de um parágrafo; 1.4. Relações de intertextualidade. 1
2. Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento de: 2.1. Propósitoou finalidade pretendida; 2.2. Tipo textual de certos segmentos do texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo (que conduz à ação); 2.3. Identificação do interlocutor ou leitor preferencial do texto. 24
3. Tópicos de gramática contextualizada:3.1. Norma da escrita padrão: acentuação gráfica; representação de certos fonemas, como /s/, /z/, entre outros; pontuação. 3.2. Emprego das classes de palavras: relações de concordância e regência nominal e verbal; flexão nominal e verbal. 3.3. Relações sintáticosemânticas entre termos da oração e entre orações. 3.4. Relações de referenciação e substituição entre partes do texto. 45
4. Crase. 83
5. Sintaxe da Colocação. 86
6.Regência Nominal e Verbal. 88
7.Concordância Nominal e Verbal. 90
Ética na Administração Pública
Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994. 1
Legislação Municipal
Lei Orgânica do Município de Olinda 1
Lei Complementar Municipal nº 01/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Olinda). 39
Conhecimentos Específicos
Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. Participação popular e controle social. Conselhos de Saúde. Lei Federal nº8.080/90 e Lei Federal nº8.142/90.................. 1
Trabalho em equipe de saúde e práticas em saúde da família; Conduta profissional;............ 28
Sistema Municipal de Saúde: estrutura, funcionamento e responsabilidades; 56
Cultura popular, práticas tradicionais de saúde e a estratégia de saúde da família na atenção básica à saúde; Conceitos, importância e práticas de comunicação intersubjetiva e em educação popular; Família: socioantropologia e psicologia da família; moral, preconceitos e aceitação ativa da diferença; Eventos vitais e sociais: nascimento, infância, adolescência, maturidade e envelhecimento; adoecimentos e morte; casamento, separação e uniões familiares diversas; vida produtiva, aposentadoria e desemprego; alcoolismo, drogas e atos ilícitos e a abordagem familiar ou de redução de danos; Acompanhamento de família e grupos sociais: conceito e práticas de educação popular em saúde; 67
Lei Federal nº 11.350/06 (trata das atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias). 298
Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB); 310
Estatutos da Criança, do Adolescente e do Idoso. 323
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