Língua Portuguesa
Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais................. 1
Significação contextual de palavras e expressões. 33
Equivalência e transformação de estruturas. 38
Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 48
Emprego de tempos e modos verbais. 55
Pontuação. 55
Estrutura e formação de palavras. 60
Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 65
Concordância nominal e verbal. 87
Regência nominal e verbal. 90
Ortografia oficial. 95
Acentuação gráfica. 107
Legislação Educacional
Constituição Federal de 1988. 1
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996). 29
Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024 – (Lei nº 13.005/2014). 59
Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei 14.934/2024. 85
Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. 85
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146/2015. 96
O ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008). 126
Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. 127
Didática
O processo didático e suas dimensões. 1
O planejamento e seus elementos estruturantes e integradores. O planejamento didático, a natureza e objeto de estudo dos diferentes componentes curriculares. 8
A gestão da sala de aula. 14
Os conteúdos escolares e suas tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 25
Habilidades e competências na educação básica. 29
Tendências pedagógicas. 31
O Projeto Pedagógico da escola: fundamentos, princípios, estrutura e elaboração. 42
Metodologias de ensino: enfoques teóricos, diversidade de abordagens e procedimentos...................... 47
As metodologias ativas. 51
Formas de organização do currículo na educação básica. 58
A avaliação da aprendizagem: concepções, funções, tipos de avaliação. Instrumentos e técnicas de avaliação. 76
Conselho de classe e a sua função pedagógica. 86
A Comunicação Pedagógica: componentes, funções e tipos. 87
Plataformas de Aprendizagem Online: Moodle, Google Classroom e outras ferramentas;.................. 90
Recursos Multimídia: Uso de vídeos, podcasts, infográficos e outros recursos visuais e auditivos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. 95
Ferramentas de Colaboração: Google Docs, Trello e Padlet, e como utilizá-los em sala de aula; Gamificação: Estratégias para incorporar elementos de jogos no ensino; 95
Avaliação Digital: Métodos e ferramentas para realizar avaliações online, como quizzes e testes interativos, além de como interpretar os dados gerados. 95
Inclusão Digital. 101
Educação Híbrida. 108
Segurança Digital: Importância da segurança online e como educar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia... 111
Conhecimentos Específicos
Os fins da educação. 1
A função social da escola. 6
Contextos culturais e aprendizagem. 16
Desenvolvimento e aprendizagem. 16
Criança e Infância: conceito e concepções de criança e infância ao longo da história; a criança como sujeito de direitos; a cultura da infância. 41
A transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. 44
Gestão democrática e participativa na escola. 48
Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da Educação Básica. 62
Pedagogia: objeto de estudo. 68
Tendências Pedagógicas: seus pressupostos teóricos, pedagógicos e metodológicos. 83
A Didática como Ciência. O objeto de estudo da didática. 83
O Ensino Fundamental – anos iniciais e suas especificidades. A natureza e os conteúdos dos componentes curriculares Língua portuguesa. Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia (Fundamentos pedagógicos, unidades temáticas, objetos de conhecimento, aspectos metodológicos). 83
A linguagem e a criança: o papel da linguagem na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Aquisição da linguagem oral e escrita. 99
Alfabetização e consciência fonológica. Apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico. 99
Leitura, ausculta e autoria nas produções orais e escritas. 100
Alfabetização e letramento. 101
Desenvolvimento da linguagem e a cultura escrita na educação infantil. 128
O brincar e as interações na aprendizagem e desenvolvimento das crianças desde bebe......................... 131
Educação Inclusiva: conceito e princípios. 141
A educação de crianças com deficiência; diferentes tipos de deficiência; adaptações curriculares e recursos pedagógicos para a inclusão. Atendimento Educacional Especializado.. 150
+ BÔNUS:
- Guia de Estudos
- Questões Guiadas
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