Língua Portuguesa
Leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. 1
Significados contextuais das expressões linguísticas. 26
Tipologia textual. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. 31
Uso dos pronomes. 36
Pontuação. 37
Organização da frase e do período: morfossintaxe. 42
Concordância verbal e nominal. 49
Regência verbal e nominal. 52
Emprego do acento de crase. 55
Classes de palavras. 58
Formação das palavras. Composição, derivação. 81
Ortografia oficial. 87
Acentuação gráfica. 100
Raciocínio Lógico e Matemático
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 1
Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 5
Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem); raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. 8
Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 27
Conhecimentos Gerais
Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, e suas vinculações históricas a nível municipal, regional, nacional e internacional 1
Conhecimentos Específicos
Conhecimento e incentivo ao Desenvolvimento Infantil: orientação quanto à higiene e cuidados com a criança; conhecimento da organização de creches de escolas de educação infantil 1
Organização e conservação dos materiais; recreação com as crianças 48
Noções básicas de: assepsia, desinfecção e esterilização do ambiente 51
Conhecimento dos procedimentos para atendimento ao público interno e externo na comunidade 59
Atividades na Educação: fiscalização de entrada e saída de crianças; atendimento a ordens de serviços 64
Atitudes visando à disciplina de alunos; fiscalização da manutenção dos aspectos físicos do prédio; iniciativa para redução de problemas dentro da unidade; controle da frequência dos alunos 66
Auxílio e orientação quanto à alimentação 69
Desenvolvimento de brincadeiras e atividades esportivas 85
As atividades e o planejamento escolar 96
Noções de deficiências e como atuar com a criança deficiente 112
Combate à discriminação: de gênero, étnica, econômica, de credo 122
Postura como educador: brincar junto com a criança, escutar a criança, dialogar com a criança, tom de voz, modos de falar com a criança. Trabalho em equipe 129
Atividades lúdicas; noções de nutrição 138
Noções de ética e cidadania 150
Noções básicas de relações e cidadania 155
Ética Profissional no Serviço Público 161
Lei Orgânica do Município de Aparecida de Goiânia. 168
Total de páginas: 481