Língua Portuguesa
1. Compreensão e interpretação de texto. 1
2. Tipos e gêneros textuais. 26
3. Figuras de linguagem. 47
4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia........... 51
6. Ortografia. 55
7. Acentuação gráfica. 68
8. Uso da crase. 74
9. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 10. Locuções verbais (perífrases verbais). 77
11. Funções do “que” e do “se”. 100
12. Formação de palavras. 102
13. Elementos de comunicação. 108
14. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação)................ 110
15. Concordância verbal e nominal. 117
16. Regência verbal e nominal. 121
17. Colocação pronominal. 123
18. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 125
19. Elementos de coesão. 130
20. Função textual dos vocábulos. 140
21. Variação linguística. 145
22. Manual de Redação da Presidência da República – 3ª edição, revista, atualizada e ampliada (2018): Cap. I – Aspectos gerais da redação oficial; Cap. II – As comunicações oficiais. 152
Informática
1. Conceitos básicos de Hardware: Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e Periféricos de computadores; 1
2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 8
3. Ambientes operacionais: utilização básica dos sistemas operacionais Windows 10 e 11 (em português). 10
4. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) – versão 365 (em português). 33
5. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress) – versão 7 (em português). 60
6. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet, busca e pesquisa na Web. 86
7. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome;.............. 95
8. Conceitos básicos de segurança na Internet e vírus de computadores. 102
Raciocínio Lógico e Matemático
1. Raciocínio Matemático: 1.1. Operações com números inteiros e racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); 1.2. Múltiplos e divisores; 1.3. Resolução de problemas; 1.4. Razão, proporção, regra de três; 1.5. Porcentagem, Juros Simples e Compostos; 1.6. Grandezas e medidas (quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa); 1.7. Resolução de situações e problemas que envolvam os conceitos de antecessor/sucessor, par/ímpar, maior/menor, largo/estreito, comprido/curto, grosso/fino, alto/baixo, pesado/leve, metade, dobro, triplo; 1.8. Noções de Análise Combinatória e probabilidade; 1.9. Conceitos básicos de estatística para tratamento de informações (Média aritmética, leitura e interpretação de tabelas e gráficos); 1.10. Equações e sistemas de equações de 2º grau 1
2. Raciocínio Lógico-matemático: 2.1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; 2.2. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; 2.3. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 2.4. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas; 2.5. Quantificadores; 2.6. Equivalências Lógicas. 35
Legislação aplicável ao MPPR
1. Lei Orgânica e Estatuto do Ministério Público do Estado do Paraná (Lei Complementar Estadual nº 85/1999). 1
2. Estatuto dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Lei Estadual nº 20.640/2021). 57
3. Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação. 94
4. Resolução 89/2012 do CNMP. 107
5. Lei geral de proteção de dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018. 115
6. Prioridade de atendimento às pessoas com deficiência (Lei nº 10.048/2000).. 140
Conhecimentos específicos
1. Arquivologia: Gestão de documentos - princípios e práticas 1
Classificação e avaliação de documentos 6
Ciclo de vida dos documentos 11
Organização e planejamento de sistemas de arquivamento 14
Métodos de arquivamento - físico e digital. 19
Arquivística e informática 25
2. Comportamento Organizacional: As pessoas e os grupos na dinâmica organizacional 27
Comunicação organizacional - técnicas e importância 30
Liderança e poder no ambiente de trabalho 34
Gestão de conflitos e técnicas de negociação 43
3. Atendimento ao Público: Princípios de excelência no atendimento ao público. Comunicação interpessoal: técnicas e habilidades para um bom atendimento. Empatia, respeito e resolução de conflitos no atendimento 50
Técnicas de atendimento presencial e telefônico. 60
Simulações de atendimento ao público no contexto do Ministério Público 63
Utilização de recursos tecnológicos no atendimento ao público 67
4. Introdução à Administração: Conceito de administração. Teorias da administração. Habilidades, competências e papéis do administrador 68
Processos administrativos - planejamento, organização, direção e controle 107
5. Administração de Pessoas: Conceito e importância da administração de pessoas............... 110
Processos de administração de pessoas: recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento 117
Interação e colaboração no ambiente de trabalho 133
Motivação, liderança e gestão de conflitos no ambiente de trabalho 138
6. Gestão de Custos. 6.1. Conceitos Básicos de Gestão de Custos: Definição e importância da gestão de custos. Diferença entre custos fixos e variáveis 151
6.2. Métodos de Controle de Custos: Orçamentação e controle orçamentário. 154
Técnicas de redução de custos e aumento da eficiência operacional 157
6.3. Ferramentas e Técnicas de Análise de Custos: Análise de custo-volume-lucro............... 159
Custeio por absorção e custeio variável; 161
Margem de contribuição e ponto de equilíbrio 168
6.4 Aplicações Práticas na Administração Pública: Planejamento e controle de custos em unidades administrativas 174
Impacto da gestão de custos na eficiência e eficácia dos serviços públicos 176
7. Noções de Governança: 7.1. Gestão por processos 177
7.2. Gestão de riscos. 183
7.3. Gestão de projetos 188
7.4. Processos de análise e tomada de decisão 198
7.5. Gerenciamento de crise 202
7.6. Compliance 203
8. Governança pública: conceito e características 209
Noções de Direito Constitucional
1. Constituição: conceito e classificação. 1
1.2. Poder Constituinte. 5
2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 Normas programáticas. 8
3 Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. 10
4 Organização político administrativa do Estado. 4.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 32
4.2. Da Administração Pública. 46
5 Poder Judiciário. 64
6 Funções essenciais à justiça. 6.1 Ministério Público. 6.1.1 Disposições gerais. 6.1.2 Princípios, garantias, vedações, organização e competências. 6.1.3 Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 6.2 Advocacia Pública. 6.3 Defensoria Pública. 88
7 Da ordem social. 7.1. Do meio ambiente. 7.2. Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso. 7.3. Da educação. 97
Noções de Direito Administrativo
1 Estado, governo e administração pública. 1.1 Conceitos. 1
2 Direito administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 5
3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3.2 Extinção do ato administrativo e convalidação. 3.3 Decadência administrativa. 11
4 Agentes públicos. 4.1 Disposições constitucionais aplicáveis. 4.2 Conceito e espécies. 4.3 Cargo, emprego e função pública. 4.4 Provimento e vacância. 4.5. Efetividade, estabilidade e vitaliciedade. 4.6 Remuneração, vencimento e subsídio. 4.7 Direitos e deveres. 4.8 Responsabilidade. 4.9 Processo administrativo disciplinar. 4.10 Concurso público. 23
5 Poderes da administração pública. 5.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2 Uso e abuso do poder. 33
6 Regime jurídico-administrativo. 6.1 Conceito. 36
6.2 Princípios expressos e implícitos da administração pública. 37
7 Serviços públicos.7.1 Conceito. 7.2 Elementos constitutivos. 7.3 Formas de prestação e meios de execução. 7.4 Delegação: concessão, permissão e autorização. 7.5 Classificação. 7.6 Princípios. 7.7 Parceria público-privada. 42
8 Organização administrativa. 8.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 8.2 Administração direta e indireta. 8.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 8.4 Entidades paraestatais e terceiro setor: serviços sociais autônomos, entidades de apoio, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público. 59
9. Improbidade Administrativa: Lei nº 8.429/1992. 77
10. Lei de Licitações e Contratos Administrativo, Lei nº 14.133/2021. 95
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