Língua Portuguesa
As questões de língua portuguesa visam averiguar a capacidade do candidato quanto: 1. à apreensão do significado global dos textos; 2. ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 1
10. à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 65
11. à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 72
12. ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, 81
Regência, 84
Ortografia, 89
Pontuação etc.; 103
13. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 110
14. à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro. 122
Raciocínio Lógico
1. Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. 1
2. Sistemas de duas equações e duas incógnitas, equação do primeiro grau, regra de três simples e sequências. 11
3. Área, volume e capacidade. 15
4. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos. 18
Legislação aplicada ao IFPR
1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigo 5, artigo 37 e artigos de 205 a 214) 1
2. Lei n.º 8.112/1990 26
3. Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações 67
4. Lei n.º 9.394/1996 e suas alterações 131
5. Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento 160
6. Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências 170
7. Lei n.º 13.005/2014 175
8. Lei n.º 11.892/2008 e atualizações 204
9. Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento 212
10. Lei n.º 13.146/2015 216
11. Decreto n.º 1.171/1994 249
12. Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) 254
Conhecimentos Específicos
1. Constituição da República Federativa do Brasil/1988 (art. 5.º) 1
2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1
3. Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) 1
4. Estatuto da Juventude 1
5. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 12
6. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil 22
7. Medidas de Prevenção ao uso de drogas (Lei Federal n.º 11.343/2006) 71
8. Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) (Lei Federal n.º 13.185/2015) 95
9. Inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) 98
10. Gestão de conflitos na instituição escolar 130
11. Dimensão educativa do cargo técnico administrativo em educação 136
12. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal 141
13. Regulamento disciplinar do corpo discente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) 146
14. Projeto Pedagógico Institucional (PDI) do Instituto Federal do Paraná. 152
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