Língua Portuguesa
Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. 1
Significação contextual de palavras e expressões. 34
Equivalência e transformação de estruturas. 43
Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 55
Emprego de tempos e modos verbais. 62
Pontuação. 62
Estrutura e formação de palavras. 67
Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 72
Concordância nominal e verbal. 96
Regência nominal e verbal. 100
Ortografia oficial. 102
Acentuação gráfica. 112
Raciocínio Lógico-Matemático
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 1
Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 10
Operações com conjuntos. 21
Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. 23
Informática Básica
Ambiente operacional Windows (XP/7/10). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência. Configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela. Windows Explorer. 1
Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. 23
Principais navegadores. 28
Ferramentas de busca e pesquisa. 35
Processador de Textos. MS Office/2007/2010/2013 – Word e Libre-Office Writer. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. 39
Planilha Eletrônica. MS Office/2007/2010/2013/2016/2019 – Excel e Libre-Office Calc. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. 53
Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. 70
Segurança da Informação. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus. Noções de vírus, Worms e pragas virtuais. 72
Legislação Específica
1. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e diretrizes do SUS. 1
2. Política Nacional de Promoção da Saúde. 4
3. Política Nacional de Humanização. 26
Conhecimentos Específicos
1. Noções de Arquivologia. Princípio da proveniência 1
Teoria das três idades de arquivo 3
Gestão de documentos 6
Protocolo 9
Instrumentos de gestão de documentos 11
Plano de classificação 11
Tabelas de temporalidade 15
Arquivos permanentes: arranjo e descrição 17
Preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos 20
2. Noções de Administração: organizações, eficiência e eficácia 22
O processo administrativo: planejamento, organização, influência, controle 35
Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, ferramentas. 38
Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais e contemporâneas, tendências e práticas organizacionais 47
Influência: aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional 66
Controle: princípios da administração da produção e do controle 93
3. Noções de Administração Pública: princípios. 101
Descentralização e desconcentração. Administração Direta e Indireta. 112
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização 116
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 116
Excelência nos serviços públicos 120
Gestão da Qualidade 125
Gestão de resultados na produção de serviços públicos 131
O papel do servidor 135
Cidadania: direitos e deveres do cidadão 136
O cidadão como usuário e contribuinte 145
4. Técnicas secretariais: relações pessoais e interpessoais 147
Organização de reuniões e administração do tempo 150
Conduta profissional: comunicação verbal e apresentação pessoal 154
Relações humanas no trabalho. Interação com o público interno e externo 159
Comunicações administrativas: redação de correspondência e documentos oficiais............. 164
Ética e cidadania 185
Total de páginas: 465