Redação
Redação 1
Matemática e suas Tecnologias
Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, racionais e reais. 1
Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. 7
Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. 12
Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. 15
Aplicar expressões algébricas para modelar e resolver problemas, envolvendo variáveis socioeconômicas ou técnico- científicas. 17
Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. 19
Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas e cálculos de probabilidade, para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. 21
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Interpretação e Compreensão de Textos 1
Tipologia Textual 39
Gêneros Textuais 45
Literatura Brasileira 64
Versificação 71
Funções e Usos da Linguagem 74
Variação Linguística 81
Significação das Palavras 96
Figuras de Linguagem 102
Função Textual dos Vocábulos 108
Formação das Palavras 112
Classes de Palavras 117
Fonemas e Sílabas 140
Acentuação Tônica e Gráfica 143
Ortografia 146
Análise Sintática 156
Pontuação 166
Concordância Nominal e Verbal 171
Regência Nominal e Verbal 175
Crase 177
Colocação Pronominal 180
Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. 182
Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. 182
Utilizar os conhecimentos básicos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. 183
Relacionar informações em um texto em LEM, sua função e seu uso social, para justificar possíveis intenções do autor. 183
Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural. 184
Quero o meu corpo de volta! 187
A Arte no Cotidiano do Homem 222
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Cultura, memória e identidade 1
A construção do território 6
O que estamos fazendo com a natureza? 48
Estado e direito 64
Cidadania 79
A vida cotidiana e os impactos ambientais 140
O mundo urbano e industrial 160
O trabalhador, as tecnologias e a globalização 170
Os homens, o tempo, o espaço 180
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Água: importância, composição, propriedades, estados físicos da água, ciclo da água na natureza, uso racional e desperdício 1
- Ar atmosférico: composição, propriedades e importância da atmosfera e de seus componentes para a vida no planeta 6
- Solo: importância, composição, erosão, poluição e preservação 10
- Método Científico 23
- Os Nutrientes e a Composição Química da Célula 27
- Citologia: Estrutura da célula, tipos de células e reprodução celular 30
- Histologia humana 45
- Classificação dos seres vivos 53
- Vírus 57
- Reino Monera 60
- Reino Protoctista - Reino Protista 64
- Reino Fungi 67
- Reino Vegetal 72
- Reino Animal 75
- Sistemas do Corpo Humano 80
- Ecologia - conceitos básicos 103
- Investigação Científica e a Origem da Vida 111
- Evolução 117
- Introdução à Genética 131
- M1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade 134
- M2 - Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal 146
- M4 - Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico- tecnológicos a degradação e preservação do ambiente. 166
- M5 - Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais 185
- M6 - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá- los a diferentes contextos 208
- M7 - Apropriar-se de conhecimentos da física para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo 232
- M8 - Apropriar-se de conhecimentos da química para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo. 257
- M9 - Apropriar-se de conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo 273
- H1 - Identificar características de ondas sonoras ou de ondas eletromagnéticas, relacionando-as a seus usos nos mais diferentes contextos 293
- H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde, ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico H3 - Confrontar diferentes interpretações de senso comum e científicas sobre práticas sociais (formas de produção e hábitos pessoais), reconhecendo a evolução da linguagem científica ao longo do tempo e em diferentes culturas .296
- H4 - Analisar propostas de intervenção nos ambientes considerando a qualidade de vida humana ou medidas de conservação, recuperação e utilização sustentável da biodiversidade 297
- H5 - Dimensionar circuitos elétricos domésticos ou em outros ambientes, considerando informações dadas sobre corrente, tensão, resistência e potência 321
- H6 - Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos de uso comum 326
- H7 - Selecionar testes de controle, outros parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, saúde do trabalhador e a qualidade de vida 326
- H8 - Identificar etapas nos processos de obtenção, utilização ou reciclagem de recursos naturais e matérias- primas 330
- H9 - Compreender a importância da água para a vida em diferentes ambientes em termos de suas propriedades químicas, físicas e biológicas, identificando fatos que causam perturbações em seu ciclo 334
- H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destinos dos poluentes ou prevendo efeitos nos sistemas naturais, produtivos e sociais 340
- H11 - Reconhecer aspectos éticos, vantagens e desvantagens da biotecnologia (transgênicos, clones, melhoramento genético, cultura de células),considerando as estruturas e processos biológicos neles envolvidos 340
- H12 - Relacionar atividades sociais e econômicas – comércio, industrialização, urbanização, mineração e agropecuária – com as principais alterações nos ambientes brasileiros, considerando os interesses contraditórios envolvidos 345
- H13 - Interpretar indicadores de saúde e desenvolvimento humano, como mortalidade, natalidade, longevidade, nutrição, saneamento, renda e escolaridade, apresentados em gráficos, tabelas e/ou textos 345
- H14 - Reconhecer os mecanismos da transmissão da vida, prevendo a manifestação de características dos seres vivos, em especial, do ser humano H15 - Associar os processos vitais do organismo humano (defesa, manutenção do equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade etc.) a fatores de ordem ambiental, social ou cultural dos indivíduos, seus hábitos ou outras características pessoais 358
- H16 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas Ciências, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica 359
- H17 - Relacionar as propriedades física, químicas ou biológicas de produtos, sistemas e procedimentos às finalidades a que se destinam, os problemas ambientais e/ou os eventuais riscos às saúde decorrentes de sua aplicação 359
- H18 - Selecionar métodos ou procedimentos próprios das Ciências Naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental 359
- H19 - Reconhecer características físicas e parâmetros de movimentos de veículos, corpos celestes e outros objetos em diferentes linguagens e formas de representação 359
- H20 - Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicos que envolvem trocas de calor, mudanças de pressão e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos 359
- H21 - Avaliar sistemas naturais e tecnológicos em termos da potência útil, dissipação de calor e rendimento, identificando as transformações de energia ou os processos pelos quais elas ocorrem. H22 - Comparar possibilidades de geração de energia para uso social em determinado ambiente, identificando as diferentes opções em termos de seus impactos ambiental, social e econômico 367
- H23 - Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias e transformações químicas 370
- H24 - Caracterizar materiais ou substâncias, identificando propriedades, etapas, rendimentos e implicações sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção 375
- H25 - Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômica na produção ou no consumo de eletricidade, dos combustíveis ou de recursos minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos H26 -- Analisar propostas de intervenção ambiental aplicando conhecimento químico, observando riscos e benefícios 377
- H27 - Associar características adaptativas dos grandes grupos de animais ou de plantas com o seu modo de vida ou seus limites de distribuição nos diferentes ambientes, em especial nos ambientes brasileiros H28 - Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam vírus, bactérias, protozoários, algas ou fungos, analisando implicações para a indústria alimentícia, a agricultura, os ciclos biogeoquímicos, a saúde individual ou coletiva, ou produção de medicamentos 377
- H29 - Comparar argumentos em debate, ao longo do tempo, sobre a evolução dos seres vivos 377
- H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente 383
+ Questões Gabaritadas de Provas Anteriores
Total de páginas: 1045