Língua Portuguesa
1 - Compreensão e interpretação de textos. 2 - Argumentação e persuasão. 3 - Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva. 1
4 - Organização textual; 5 - Coesão e Coerência; 30
6 - Tipologia textual. 40
7 - Ortografia oficial. 45
8 - Acentuação gráfica. 58
9 - Emprego do sinal indicativo de crase. 64
10 - Sintaxe da oração e do período. 66
11 - Pontuação. 96
12 - Concordância nominal e verbal. 101
13 - Regência nominal e verbal. 105
14 - Significação das palavras. 107
15 - Colocação do pronome átono. 111
16 - Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). 113
17 - Novo Acordo ortográfico. 134
Língua Inglesa
Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos. 1
Matemática Financeira
1 - Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação. 1
2 - Juros Simples. 6
3 - Juros Compostos.. 7
4 - Séries Uniformes. 8
5- Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno.. 9
6 - Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (Francês ou PRICE). 11
7 - Descontos: racional composto e comercial simples. 14
8 - Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas. 15
Noções de Probabilidade e Estatística
1. Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas) 1
2. Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana. 3. Medidas de Posição: quartis e percentis 17
4. Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação. 25
5. Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; espaços não equiprováveis; teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial 28
Comportamentos Éticos e Compliance
1 - Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; 1
Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, 10
Resolução CVM 50/2021. 37
2 - Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual 59
3 - Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas 63
Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet)................ 69
4 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 105
5 - Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 113
6 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 114
7 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 119
8 - Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e DECRETO Nº 11.129, DE 11 DE JULHO DE 2022. 144
9 - Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática - PRASC CAIXA (disponível no sítio da CAIXA na internet). 170
10 - Boas práticas de governança corporativa 176
Conhecimentos Bancários
1 - Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal) 1
2 - Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras 39
3 - Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial) 41
4 - Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios 45
5 - Internet banking 49
6 - Mobile banking 51
7 - Novos modelos de negócios. 8 - Fintechs, startups e big techs 53
9 - Sistema de bancos-sombra (Shadow banking) 59
10 - Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas 61
11 - Correspondentes bancários 66
12 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 68
13 - Open finance. 70
14 - Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX). 72
15 - Transformação digital no Sistema Financeiro 73
16 - Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); 75
17 - Taxa SELIC e operações compromissadas; 78
O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil 81
18 - Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública 84
19 - Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; 88
Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros 92
20 - Noções de Mercado de capitais 106
21 - Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 22 - Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 23 - Taxas de câmbio nominais e reais; 24 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 25 - Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 116
26 - Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário 127
27 - Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito 129
28 - Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais................. 132
29 - Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias 132
30 - Autorregulação bancária 137
31 - Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 139
32 - Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque. 142
33 - Certificado de Regularidade do FGTS. 164
34 - Guia de Recolhimento (GRF). 165
35 - Lei nº 14.601/2023 (Bolsa Família). 166
36 - Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos 167
37 - Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 174
38 - Sistema de pagamentos brasileiro 180
39 - Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque). 183
40 - Saúde e bemestar, ergonomia 191
41 - Negociação, escuta empática 195
42 - Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 198
43 - Segmentação de mercado 211
CRM 214
44 - Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade 215
45 - Gestão da qualidade em serviços. 217
Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação
1 - Conhecimento de editor de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 365 - Word, Excel, PowerPoint e Outlook). 1
2 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança................ 31
Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001:2022 e NBR ISO/IEC 27002:2022. 42
Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios. 209
3 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 217
4 - Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados. Meios físicos de transmissão. 221
5 - Navegadores Web (Microsoft Edge versão 120 e Mozilla Firefox versão 122), busca e pesquisa na Web. 248
6 - Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis..................... 259
7 - Redes Sociais: X (ex-Twitter), Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram. 264
8 - Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 267
9 - Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 270
10 - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância: Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype. 272
11 - Noções de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital. 11.1 Noções de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing. 294
12 - Noções de Transformação Digital; 333
13 - Noções sobre Inovação; 341
14 - Noções sobre Líderes Digitais; 348
15 - Noções sobre Agilidade: O "ser digital" e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar "valor" para o cliente digital 349
16 - Noções sobre Open Finance; 359
17 - Noções de Compliance; 359
Noções de LGPD. 364
Conhecimentos e Comportamentos Digitais
1 - Mindset de crescimento, Paradigma da abundância 1
2 - Intraempreendedorismo 2
3 - Design Thinking, Design de Serviço 6
4 - Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM 9
5 - Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica 14
6 - Ciência de dados 22
7 - Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes 22
8 - Pensamento computacional 23
9 - Análise de Negócios 25
10 - Liderança, autoliderança e liderança de equipes 33
11 - Autodesenvolvimento 39
12 - Experiência do consumidor (Customer experience) 40
13 - Inteligência emocional, 42
14 - Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS), 44
15 - Objetivos-chaves para resultados (OKR) 50
16 - Gestão do tempo e produtividade 53
17 - Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância 55
18 - Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning) 59
Atendimento Bancário
1 - Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente 1
2 - Gestão da experiência do cliente 3
3 - Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas 5
4 - Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 13
5 - Ética e conduta profissional em vendas. 18
6 - Clientecentrismo 20
7 - Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação 21
8 - Atendimento qualificado por canais remotos 27
9 - Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação 30
10 - Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21. 31
11 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 35
12 - Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 41
13 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada). 74
14 - Autorregulação bancária: SARB nº 27/2023; Lei n° 10.741 de 2003 - Estatuto do Idoso com alterações da Lei n°14.423/2022, assim como a Lei nº 13.466/2017 (acima de 80 anos) e Lei 10.048/2000 e alterações da Lei nº 14.364/2022 (acompanhantes de pessoas idosas). 103
15 - Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista. 174
16 - Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais. 177
17 - Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, 179
Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia. 198
Prova de Redação
A Redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-
Total de páginas: 1346