Língua Portuguesa I
1 Compreensão e intelecção de textos. 1
2 Tipologia textual. 23
3 Ortografia. 28
4 Acentuação gráfica. 40
5 Emprego do sinal indicativo de crase. 45
6 Formação, classe e emprego de palavras. 48
7 Sintaxe da oração e do período. 77
8 Pontuação. 84
9 Concordância nominal e verbal. 89
10 Colocação pronominal. 92
11 Regência nominal e verbal. 93
12 Relações de sinonímia e antonímia. 96
13 Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet). 99
Língua Inglesa I
1 - Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos. 1
Inovação e Atualidades do Mercado Financeiro
1 - O processo de inovação: 1.1 - Geração de ideias e o processo criativo. 1.2 - Inovação x Invenção. 1.3 - Tipos de inovação. 1
2 - Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 7
3 - Internet banking. 10
4 - Mobile banking. 12
5 - Open banking. 14
6 - Ecossistemas complexos de informação 16
7 - Novos modelos de negócios. 8 - Fintechs, startups e big techs 20
9 - Sistema de bancossombra (Shadow banking). 25
10 - Funções da moeda 26
11- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas 28
12 - Marketplace. 33
13 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 35
14 - Segmentação e interações digitais. 37
15 - Transformação digital no Sistema Financeiro 39
Conhecimento Socioambiental, Compliance e Ética I
1 - Estatuto Social do Banco da Amazônia S.A 1
2 - Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da Amazônia. 22
3 - Compliance: conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 24
4 - Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto Nº 11.129, de 11 de julho de 2022. 29
5 - Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 52
6 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; 106
7- Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 113
8 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 121
9 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 125
10 - Lei nº 13.303/2016. 147
11 - Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual 178
12 - Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes 182
13 - Noções de ética empresarial e profissional 186
14 - A gestão da ética nas empresas públicas 190
15 - Código de ética do Banco da Amazônia. 191
Noções de Informática
1 - Sistema operacional (ambientes Linux, Windows 10). 1.1 - Definições. 1.2 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 1
2 - Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e Libre Office). 16
3 - Redes de computadores. 3.1 - Conceitos de protocolos de comunicação, TCP/IP, tipos e topologias de redes, Internet e Intranet. 3.2 - Ameaças e procedimentos e mecanismos de proteção. 3.3 - Malware. 3.4- Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware, etc.). 93
4 - Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) 121
5 - Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e similares). 128
6 - Procedimentos de backup. 130
7 - Armazenamento de dados na nuvem. 134
8 - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Drive e Skype). 140
Qualidade do Atendimento e Diversidade
1- Noções de Marketing de Relacionamento;. 1
2 - Satisfação, valor e retenção de clientes; 2
3 - Valor percebido pelo cliente; 6
4 - Telemarketing; 8
5 - Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 9
6 - Interação entre vendedor e cliente; 14
7 - Qualidade no atendimento a clientes; 14
8 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 20
9 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 25
10 - Política Nacional para Mulheres. 55
11. Temática de raça e etnia. 58
12 - Estatuto Nacional da Igualdade Racial. 63
Lei nº 10.973/2004. 74
Matemática Financeira
1 - Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação. 2- Juros Simples. 3 - Juros Compostos 1
4 - Séries Uniformes 11
5 - Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno 12
6 - Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (francês ou PRICE). 17
7 - Descontos: racional composto e comercial simples 22
8 - Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas 25
Noções de Probabilidade e Estatística
1. Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas). 1
2. Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana. 3. Medidas de Posição: quartis e percentis 18
4. Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação 23
Conhecimentos Bancários
1 - Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras 1
2 - Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial).. 2
3 - Produtos e serviços financeiros: Noções de Depósitos à vista, depósitos a prazo (CDB e RDB) e letras de câmbio, cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos, seguros, cobrança e pagamento de títulos e carnês, arrecadação de tributos e tarifas públicas, home/office banking, remote banking, corporate finance, crédito rotativo, financiamento de capital de giro, financiamento de capital fixo, financiamento à importação e à exportação, repasses de recursos do BNDES 6
4 - Mercado de capitais. 4.1 - Ações: características e direitos. 4.2 - Debêntures. 4.3 - Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas. 4.4 - Operações de underwriting. 4.5 - Funcionamento do mercado à vista de ações. 4.6 - Mercado de balcão. 4.7 - Operações com ouro 40
5 - Mercado de câmbio. 5.1 - Instituições autorizadas a operar. 5.2 - Operações básicas. 5.3 - Contratos de câmbio: características. 5.4 - Taxas de câmbio. 5.5 - Remessas. 5.6 - SISCOMEX 50
6 - Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. 60
7 - Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC) 67
8 - Fundo Constitucional de Financiamento do Norte: Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, lei nº 9.126, de 10 de novembro de 1995 e Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001................. 72
9 - Crime de lavagem de dinheiro 9.1 - Conceito e etapas. 9.2 - Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro. 96
Vendas e Negociação
1 - Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, metas, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 1
2 - Segmentação de mercado 16
3 - Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente 18
4 - Gestão da experiência do cliente 20
5 - Noções de Marketing de Relacionamento 22
6 - Produto, Preço, Praça, Promoção 24
7 - Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing 27
8 - Aprendizagem e sustentabilidade organizacional 31
9 - Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade dos produtos bancários 35
10 - Técnicas de vendas: da préabordagem ao pós-vendas 37
11 - Ética e conduta profissional em vendas 42
12 - Padrões de qualidade no atendimento aos clientes 44
13 - Gestão da qualidade em serviços. 49
14 - Utilização de canais remotos para vendas 53
15 - Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 54
16 - Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica 55
17 - Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021. 56
18 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada)................. 60
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