Língua Portuguesa:
1- Compreensão de textos. 1
2- Ortografia oficial. 12
3- Articulação do texto: coesão e coerência. 23
4- Classe e emprego de palavras. 31
5- Emprego do acento indicativo de crase. 51
6- Sintaxe da oração e do período. 53
7- Emprego dos sinais de pontuação. 60
8- Concordância verbal e nominal. 64
9- Regência verbal e nominal. 67
10- Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). 70
Matemática:
1- Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 1
2- Sistema legal de medidas. 6
3- Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 9
4- Lógica proposicional; Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas. 13
5- Noções de conjuntos 19
6- Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas........ 21
7- Matrizes. 25
8- Determinantes. 27
9- Sistemas lineares. 29
10- Sequências. 30
11- Progressões aritméticas e progressões geométricas. 33
Atualidades do Mercado Financeiro:
1- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios 1
2- Internet banking 4
3- Mobile banking 7
4- Open banking. 8
5- Novos modelos de negócios. 6- Fintechs, startups e big techs 11
7- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 16
8- Funções da moeda 18
9- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas 20
10- Marketplace 26
11- Correspondentes bancários 27
12- Arranjos de pagamentos 29
13- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 33
14- Segmentação e interações digitais 34
15- Transformação digital no Sistema Financeiro 37
Matemática Financeira:
1 - Conceitos gerais - O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 1
2 – Juros simples - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 5
3 - Juros compostos - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 6
4 - Sistemas de amortização - Sistema Price; Sistema SAC. 7
Conhecimentos Bancários:
1 - Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 1
2 - Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial) 2
3- Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); 6
Taxa SELIC e operações compromissadas; 9
O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil 12
4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública 14
5 - Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros 18
6 - Noções de Mercado de capitais 31
7 - Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 - Taxas de câmbio nominais e reais; 10 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio 40
12- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário 50
13 - Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito 51
14 - Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.......... 54
15 - Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias 54
16 - Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro (PLD): Lei nº 9.613/1998 e suas atualizações; 57
Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e suas atualizações; 66
Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas atualizações. 85
17- Autorregulação bancária 93
18 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas atualizações. 95
19 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas atualizações. 100
20 – Compliance - Responsabilização pela prática de atos contra a administração pública - Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129, de 11 de julho de 2022 e suas atualizações. 126
21 - Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26 de fevereiro de 2021......... 151
Conhecimentos de Informática:
1 – Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits). 1
2 - Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint, Outlook - versão O365; LibreOffice 7.4.2. 11
3 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança....... 67
4 - Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 73
5 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 78
6 - Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet e intranet. 82
7 - Navegador Web (Google Chrome versão 106.0.5249.119 - versão oficial - 64 bits; Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78ESR), busca e pesquisa na Web. 87
8 - Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 98
9 - Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 103
10 - Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 106
11 - Fundamentos sobre análise de dados. 108
12 - Conceitos de educação a distância. 111
13 - Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 115
14 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype). 117
Vendas e Negociação:
1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 1
2 – Segmentação de mercado 14
3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 16
4 – Gestão da experiência do cliente 19
5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional 20
6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade 23
7 – Gestão da qualidade em serviços 25
8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas 30
9 – Ética e conduta profissional em vendas 35
10 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes 39
Satisfação, valor e retenção de clientes 39
11 – Utilização de canais remotos para vendas. Telemarketing 48
12 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação 49
13 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN n° 4.949, de 30 de setembro de 2021. 50
14 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 55
15 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 e suas atualizações. 60
16- Resolução CMN nº 3.849, de 25 de março de 2010 – Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 87
Ética e Diversidade:
Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional; A gestão de ética nas empresas públicas e privadas; Código de Ética e de Conduta do Banrisul (disponível em: https:// https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/fafdeaf3-7820-4ec2-9477- ce501c563c96/e541cdd3-c2f2-277e-ed66- d0213a86b8e7?origin=1). 01
2- Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, “Lei Maria da Penha” 10
Política Nacional para coibir a violência doméstica e familiar contra as Mulheres;........... 23
Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que Institui o Estatuto da Igualdade Racial, e suas atualizações; 28
Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 - Estatuto Estadual da Igualdade Racial e suas atualizações - Conforme Decreto nº 48.598, de 19 de novembro de 2011, que dispõe sobre a inclusão da temática de gênero, raça e etnia nos concursos públicos para provimento de cargos de pessoal efetivo no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul. 40
3- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e suas atualizações; 47
Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e suas atualizações – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências; 79
Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, e suas atualizações – Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências; 86
Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 – Regulamenta a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000 e a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. 87
4- Política de Responsabilidade Socioambiental do Banrisul – Relatório de Sustentabilidade 2020.;. 107
+ BÔNUS:
- Guia de Estudos
- Questões Guiadas
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