Você receberá:
- Uma Apostila Digital BANPARÁ 2024 - Técnico Bancário;
BANPARÁ (Banco do Estado do Pará S.A.)
Características:
- Material Digital;
- Conteúdo completo, de acordo com o Edital 01/2024;
- Apostila elaborada por professores especializados em concursos.
Matérias da Apostila:
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico
Noções de Informática
Compliance e Governança Corporativa
Matemática Financeira
Atendimento e Noções de Ética
Conhecimentos Bancários
+ BÔNUS:
- Guia de Estudos
- Questões Guiadas
Mais informações sobre o Concurso BANPARÁ 2024;
Vagas: 31
Inscrições: De 11/11 a 16/01/2025
Salário: R$ 3.851,57;
Taxa de Inscrição: R$ 62,00
Provas: 16/03/2025
Organizadora: Fundação CETAP
Dúvidas Frequentes:
Posso imprimir a apostila digital?
Sim, basta você fazer o download e imprimir.
Quando poderei acessar minha apostila digital?
Assim que o pagamento for confirmado, você receberá um e-mail com as informações para baixar a apostila digital.
Compreensa?o e Interpretac?a?o de Textos. Argumentação e persuasão........................ 1
Ortografia............................................................................................................ 28
Acentuac?a?o gra?fica............................................................................................... 40
Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva.............................. 46
Emprego do sinal indicativo de crase.................................................................... 46
Uso dos porquês................................................................................................... 48
Coesão e coerência............................................................................................... 48
Significac?a?o das palavras: sino?nimos, anto?nimos, homo?nimos e paro?nimos............ 57
Classes de Palavras: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.............................................................................. 61
Peri?odo simples e composto.................................................................................. 82
Pontuac?a?o............................................................................................................ 88
Concorda?ncia Nominal e Verbal........................................................................... 93
Regência Nominal e Verbal.................................................................................. 96
Colocac?a?o dos pronomes oblíquos a?tonos.............................................................. 98
Figuras de Linguagem........................................................................................ 100
Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República.............................................................................................................................. 104
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios;..................................................................................................................... 1
Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; ................................................................... 5
3. Compreensão e elaboração da lógica das situações, por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações, nas formas fracionária e decimal; Conjuntos numéricos complexos; Números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem); Raciocínio sequencial; Orientação espacial e temporal; Formação de conceitos; Discriminação de elementos. ................................................................................................................ 8
Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. ........................................................................... 25
Conhecimentos básicos de sistemas operacionais: Windows 7, Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (Debian); .......................................................................................... 1
2. Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador; .............. 17
3. Ferramentas de Escritório: Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office - Word, Excel e PowerPoint – versões desde 2013 até O365, Libre Office 5 ou superior); ................................................................................................................ 24
4.Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança, Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. ................................ 86
5. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. .............................................................................................................. 93
6. Redes de computadores: Conceito básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. ................................................................................................... 97
7. Navegador Web (Internet Explorer 10, Google Chrome versão 100, Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78), busca e pesquisa na Web. ..................................... 118
8. Correio eletrônico (Microsoft Outlook 2013 até O365, grupos de discussão, fóruns e wikis. ............................................................................................................................. 128
9. Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). ............................................................................................................................. 132
10. Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio (ferramentas de painéis BI); ........................................................................................................... 135
11. Conceitos de educação a distância (plataforma Moodle, Microsoft Sharepoint, Google Drive); .................................................................................................................. 137
12. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo;..................................................................................................................... 151
13. Ferramentas de Colaborativas e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangouts e Skype). ................................................................................... 153
Noções de Governança Corporativa........................................................................ 1
2. Gestão de Riscos, 3. Gerenciamento de crises,..................................................... 4
4. Processo de analise e tomada de decisão,........................................................... 10
5. Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; .................. 14
Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, ............................................................................................ 22
Resolução CVM 50/2021. .................................................................................... 47
6. Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. ..................... 66
7. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; . 71
Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. ........ 71
8. Constituição da República Federativa do Brasil: artigo 37 (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). .............................................................................................................. 78
9. Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. .................... 84
10. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. ............................................................................................................... 89
11. Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013; Decreto nº 11.129, de 11 de julho de 2022 e Decreto Estadual nº 2.289, de 13 de dezembro de 2018. ....................................... 111
12. Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática – PRSAC BANPARÁ (disponível no sítio do BANPARÁ na internet). ..................................................... 149
13. Lei de Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011. .......................................... 160
1.Conceitos gerais: valor presente, valor futuro, valor do dinheiro no tempo, juros, taxa de juros, prazo de operação;............................................................................................ 1
2. Razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem;................................................................................................................................. 3
3. Juros simples e compostos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalente, proporcional, real e aparente;........................................................................................................... 9
4. Rendas uniformes e variáveis;........................................................................... 20
5. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos;.................................. 21
6. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento;........................................................................................................... 26
7. Inflação, variação cambial e taxa de juros;......................................................... 27
8. Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno..................................................................................................................... 29
Noções de Atendimento: 1. Legislação: Lei n°. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor); ................................................................................................................................. 1
Lei nº. 10.048/00; ................................................................................................ 26
Lei nº. 10.098/00; ................................................................................................ 28
Decreto Federal nº. 5.296/04; ............................................................................... 34
Resolução CMN nº4.433, de 23/07/15 – Sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; .............................................. 51
2. Marketing em empresas de serviços: Marketing de relacionamento;................... 57
Satisfação, valor e retenção de clientes;. ............................................................... 61
4. Propaganda e promoção;................................................................................... 64
Telemarketing;..................................................................................................... 68
5. Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico................................................................................................................ 69
Vendas: técnicas, planejamento, motivação para vendas; relações com clientes;..... 73
Segmentação de mercado versus segmentação do setor bancário............................ 78
Noções de Ética: 1. Código de Ética e Conduta Institucional (disponível no sítio do BANPARÁ na internet)............................................................................................ 81
2. Conceitos: ética, moral, valores e virtudes;...................................................... 103
3. Ética aplicada: Noções de ética empresarial e profissional;............................... 107
4. O padrão ético no serviço público;.................................................................. 110
A gestão da ética nas empresas públicas e privadas; conflito de interesses;........... 111
ética e responsabilidade social............................................................................ 113
Estatuto Social do Banpará (disponível no sítio do BANPARÁ na internet).............. 1
2. Abertura e movimentação de contas: documentos básicos;................................. 25
3. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio;............................................................................................................................... 31
4. Documentos comerciais e títulos de crédito: nota promissória, duplicata, fatura.. 37
Nota fiscal: principais características,.................................................................... 43
5.Documento de Crédito (DOC): noções básicas;.................................................. 44
6. Cheque - requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação;.. 44
7. Sistema de Pagamento Brasileiro;..................................................................... 56
8. Tipos de sociedade: em nome coletivo, por quotas de responsabilidade limitada, anônimas, firma individual ou empresária;................................................................................ 58
8. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional;................................................................................................ 64
Bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários............................................................................................................................................... 87
bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros;............................................ 96
Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC);............................................ 99
Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP);.................... 102
sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo;. ......... 102
Sistema de Seguros Privados: sociedades de capitalização;.................................. 104
Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada;. ............................................................................................................................. 105
10. Tipos de garantias - Garantias pessoais: aval; fiança. Garantias reais: alienação fiduciária; penhor; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC);................ 108
11. Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios........................... 113
12. Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros;. ................................................................... 117
13. Novos modelos de negócios. 14. Fintechs, startups e big techs........................ 125
15. Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.............. 130
16 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX)................................................... 135
17 Open finance................................................................................................. 137
18.Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX).......................... 139
18.Transformação digital no Sistema Financeiro.................................................. 140
20. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a prazo (CDB e RDB); cobrança e pagamento de títulos, boletos e carnês; transferências automáticas de fundos; arrecadação de tributos e tarifas públicas;................................................................ 142
home banking, mobile banking, banco virtual; .................................................... 152
cartão de crédito (dinheiro de plástico);............................................................... 155
fundos mútuos de investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro;................................................................. 159
leasing (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo;..................... 163
crédito direto ao consumidor; empréstimo em consignação; cadernetas de poupança; cartões de crédito;.............................................................................................................. 165
títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos e apólices de seguros;................................................................................................................. 168
21. Mercado Financeiro - mercado monetário;mercado de crédito;....................... 172
mercado de capitais: ações características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão;............................................................................................................................. 176
mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio - características; taxas de câmbio; remessas;............................................................ 186
SISCOMEX;...................................................................................................... 196
22. Mercado Primário e Mercado Secundário...................................................... 197
+ BÔNUS:
- Guia de Estudos
- Questões Guiadas
Total de Páginas: 871
