Língua Portuguesa
1. Interpretação e Compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. 1
2. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 12
3. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. 4. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários. 20
5. Tipologia da frase portuguesa. 34
6. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. 34
Pontuação e sinais gráficos. 52
Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. 56
7. Tipos de discurso. 63
8. Registros de linguagem. Funções da linguagem. 9. Elementos dos atos de comunicação. 66
10. Estrutura e formação de palavras. 72
Formas de abreviação. 76
11. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. 76
12. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. 98
13. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. 106
14. Ortografia 107
E acentuação gráfica. 118
A crase. 121
Raciocínio Lógico-Matemático
Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. 1
Conjuntos e suas operações, diagramas. 5
Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem. 8
Proporcionalidade direta e inversa.. 14
Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. 16
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.. 19
Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, reconhecimento de padrões, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 21
Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. 31
Problemas de lógica e raciocínio. 33
Informática Básica
Dispositivos de entrada e saída e de armazenamento de dados. Impressoras, teclado, mouse, disco rígido, pen drives, scanner plotter, discos ópticos. 1
Noções do ambiente Windows. 8
MSOffice (Word, Excel, Powerpoint, Outlook). 30
Libre Office (Writer, Calc, Impress, e M Client). 58
Conceitos relacionados à Internet; correio eletrônico. 86
Noções de sistemas operacionais. Ícones, atalhos de teclado, pastas, tipos de arquivos; localização, criação, cópia e remoção de arquivos; cópias de arquivos para outros dispositivos; ajuda do Windows, lixeira, remoção e recuperação de arquivos e de pastas; cópias de segurança/backup, uso dos recursos. 94
Conhecimentos Bancários
Sistema financeiro nacional. 1
Dinâmica do mercado. Mercado bancário 2
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários 7
Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros 29
Noções do Mercado de capitais e de Câmbio 43
Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Cre?dito (FGC). 63
Autorregulac?a?o Banca?ria 69
Noc?o?es ba?sicas sobre os crimes de “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores. Prevenção da utilização do Sistema Financeiro para os atos ilícitos, em conformidade com a lei 9.613/1998 70
Guia de Conduta Ética do Banestes (disponível no sítio do Banestes na Internet); 81
Ruptura digital no setor bancário e financeiro 104
Resolução CMN no 4.949, de 30 de setembro 2021 110
Técnicas de Vendas e Atendimento
Técnicas de vendas:
Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivo; análise do mercado, metas 1
Técnicas de vendas de Produtos e Serviços bancários e financeiros: planejamento, técnicas; motivação para vendas; 10
Produto, Preço, Praça, Promoção; 14
Vantagem competitiva; Como lidar com a concorrência; 17
Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários 21
Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica 23
Noções de Marketing de Relacionamento 24
Atendimento: Marketing em empresas de serviços; 26
Satisfação e retenção de clientes; 28
Valor percebido pelo cliente; 32
Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 34
Interação entre vendedor e cliente; Qualidade no atendimento a clientes; Atendimento digital 39
Total de páginas: 418