Língua Portuguesa
1 Compreensão e intelecção de textos. 1
2 Tipologia textual. 23
3 Ortografia. 28
4 Acentuação gráfica. 40
5 Emprego do sinal indicativo de crase. 45
6 Formação, classe e emprego de palavras. 48
7 Sintaxe da oração e do período. 77
8 Pontuação. 84
9 Concordância nominal e verbal. 89
10 Colocação pronominal. 92
11 Regência nominal e verbal. 93
12 Relações de sinonímia e antonímia. 96
13 - Redação oficial: escrita de textos formais. 99
Matemática
1 - Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 1
2 - Sistema legal de medidas. 8
3 - Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 11
4 - Lógica proposicional. 16
5 - Noções de conjuntos. 21
6 - Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas. 23
7 - Matrizes. 27
8 - Determinantes. 29
9 - Sistemas lineares. 31
10 - Sequências. 33
11 - Progressões aritméticas e progressões geométricas. 36
Conhecimentos sobre o Estado de Sergipe I
1. Sergipe no contexto nacional e regional brasileiro 1
2. Processo de ocupação e povoamento do território sergipano 1
3. Presença de quilombolas e indígenas no estado 3
4. Evolução das economias fundadoras 4
5. Regiões geoeconômicas 4
6. Estrutura do poder na sociedade colonial sergipana 6
7. Organização do espaço nas fases da República 7
8. Condicionantes geoambientais (clima, relevo, solo, hidrografia, vegetação) 7
9. Estrutura e dinâmica populacionais 11
10. Divisão político-administrativa 12
11. Regionalização aplicada pelo IBGE. 12
12. Rede e hierarquia urbanas 12
13. Formação metropolitana de Aracaju 13
14. Política, sociedade e economia contemporâneas 14
15. Potencialidades e perspectivas para o desenvolvimento econômico e social 16
16. Formação e expressão da cultura e do turismo 17
Noções de Informática
1 - Noções de sistemas operacionais – Windows 11. 1
2 - Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint - versão O365). 12
3 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. 4 - Proteção de estações de trabalho: Controle de dispositivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 67
5 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 74
6 - Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 84
7 - Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Google Chrome Version 131.0.6778.140), busca e pesquisa na Web. 105
8 - Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 115
9 - Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 118
10 - Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 121
11 - Fundamentos sobre análise de dados. 123
12 - Conceitos de educação a distância. 130
13 - Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo............. 133
14 - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Google Meet e Google Drive). 135
Matemática Financeira
1 - Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação. 2- Juros Simples. 3 - Juros Compostos 1
4 - Séries Uniformes 11
5 - Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno 12
6 - Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (francês ou PRICE). 17
7 - Descontos: racional composto e comercial simples 22
8 - Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas 25
Conhecimentos Bancários
1 - Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 1
2 - Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetários, de crédito, de capitais e cambial). 2
3 - Moeda e política monetária: Taxa SELIC e instrumentos de política monetária; políticas monetárias não-convencionais (Quantitative Easing). 6
4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública 11
5 - Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 15
6 - Noções de Mercado de capitais 29
7 - Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8 - Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 - Taxas de câmbio nominais e reais; 10 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 - Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.. 39
12 - Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário 49
13 - Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito............. 51
14 - Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais 53
15 - Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias 54
Atendimento, Vendas e Negociação
1 - Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente 1
2 - Gestão da experiência do cliente 3
3 - Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas 5
4 – Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento 10
5 - Ética e conduta profissional em vendas 14
6 - Clientecentrismo 15
7 - Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação 16
8 – Atendimento qualificado por canais remotos 21
9 - Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação 23
10 - Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, metas, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 25
11 - Segmentação de mercado 35
12 - Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente 38
13 - Noções de Marketing de Relacionamento 38
14 - Produto, Preço, Praça, Promoção 40
15 - Aprendizagem e sustentabilidade organizacional 43
16 - Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade dos produtos bancários 46
17 - Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica 48
18 - Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021 atualizada pela Resolução CMN nº 5.117/2024. 49
19 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 53
20 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).............. 59
21 - Autorregulação bancária: Consolidação dos Normativos de Autorregulação (Normativo SARB nº 27/2023), Normativo SARB nº 21/2019 - Programa de Integridade para Prevenção à Corrupção e a Atos Lesivos à Administração Pública Nacional ou Estrangeira – 85
22 - Estatuto da Pessoa Idosa e direitos aos acompanhantes das pessoas com prioridade de atendimento: Lei n° 10.741 de 2003, Lei nº 13.466 de 2017, 14.364 de 2022 e Lei nº 14.423 de 2022. 143
Atualidades do Mercado Financeiro
1 - Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 1
2 - Open banking 4
3 - Novos modelos de negócios. 4 –Fintechs, startups e big techs 7
5 - Sistema de bancos-sombra (Shadow banking) 12
6- Funções da moeda 14
7 - O dinheiro na era digital: Drex, blockchain, bitcoin e demais criptomoedas 15
8 – Marketplace 22
9 – Correspondentes bancários 24
10 – Arranjos de pagamentos 25
11 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX) 29
12 – Transformação digital no Sistema Financeiro 31
Comportamentos Éticos, Diversidade e ESG
1 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações (Lei nº 12.683/2012 e Lei nº 14.478/2022); 1
Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020, do Banco Central do Brasil (texto vigente após as atualizações da Circular BCB nº 4.005/2020, da Resolução BCB nº 119/2021, da Resolução BCB nº 282/2022, e da Resolução BCB nº 344/2023) e 9
Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020, do Banco Central do Brasil (texto vigente após as atualizações da Carta Circular BCB nº 4.037/2020 e da Instrução Normativa BCB nº 461/2024). 26
Resolução CVM 50/2021 (com as alterações introduzidas pela resolução CVM Nº 179/2023 e Resolução CVM 196/2023). 34
2 - Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 54
3 – Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. 58
Código de Conduta Ética do BANESE (disponível em: https://ri.banese.com.br/governanca-corporativa/codigo-de-etica/) 65
4 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26 de fevereiro de 2021 e sua alteração (Resolução CMN nº 5.117, de 25 de janeiro de 2024). 75
5 - Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência)............... 83
6 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 89
7 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações (Lei nº 13.853/2019 e Lei nº 14.460/2022). 93
8 - Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129/2022. 115
9 - Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática do BANESE, aprovada pela Resolução da Diretoria nº 1220, de 08/04/2024 e Conselho de Administração em 27/03/2024 (disponível em: https:// ri.banese.com.br/governanca-corporativa/politicas/)................ 139
10 – Boas práticas de governança corporativa 148
11 – Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 151
12 - Lei n° 12.764 de 2012, Decreto nº 8.368/2014, sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista. 181
13 - Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais. 186
14 - Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia............... 187
15 - Estatuto Nacional da Igualdade Racial. Lei nº 10.973/2004. 208
16 – Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 221
+ BÔNUS:
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